Para entender os níveis da escrita infantil
Pré-silábico:
quando a criança se encontra no nível da garatuja (rabiscos);
Silábico sem valor sonoro convencional:
quando a criança escreve uma letra para cada sílaba. Por exemplo: Para boneca ela escreve TMZ;
Silábico com valor sonoro convencional:
quando a criança escreve uma letra para cada sílaba também, mas com as letras que pertence a palavra, como por exemplo:
Para boneca ela escreve: OEA ou BNC, ou então BEA...
Silábico alfabético:
quando a criança já começa a ter a noção de sílaba, como por exemplo:Para boneca escreve: BONCA, ou BNCA...E no nível alfabético quando ela já escreve alfabeticamente, mas podem ocorrer erros de ortografia, como:
para cachorro ela escreve CAXORRO...
Mas para saber realmente em que nível a criança se encontra, a escrita tem que ser seguida da leitura. Assim que você pedir para a criança escrever uma palavra fazer com que ela leia-a em seguida com os dedinhos, marcando assim sua escrita.
Chamamos psicogênese da alfabetização o caminho que a criança percorre na apropriação da linguagem escrita.Ao percorrer esse caminho, a criança parece refazer o processo vivido pela humanidade em tempos históricos distintos.O caminho trilhado pela criança se caracteriza por uma sequência de níveis ligados a uma hierarquia de procedimentos, noções e representações. Um nível seria o estilo de comportamento da criança para solucionar problemas em um dado momento de seu processo construtivo do novo saber. Vale salientar que problemas são considerados situações intelectuais benéficas para as quais se busca uma explicação, uma resposta.Caracterizar os níveis não implica entendê-los como algo linear, por etapas, como se a criança tivesse de adquirir a noção A antes de B, ou C depois de B, e assim por diante. A psicogênese da língua escrita envolve uma complexidade que não pode ser inteiramente previsível ou ser vista de fora para dentro. Pode acontecer que as noções A e B sejam adquiridas numa ou noutra ordem, ou simultaneamente. Então, podemos entender que a sequência dos níveis não se apresenta como uma ordem total prefixada, mas sim de modo parcial.
Nível Pré-Silábico Característica Geral :A criança ainda não estabelece uma relação biunívoca entre a fala e as diferentes representações. Acredita que se escreve com desenhos.Suas questões podem situar-se tanto no campo semântico quanto nos aspectos físicos da escrita, como a forma e a função das letras e números.Objetivos Didáticos- Reconhecer qual papel as letras desempenham na escrita;- distinguir imagem de texto e letras de números;- compreender o vínculo entre discurso oral e texto.Vivências Necessárias- Estar imersa em um ambiente rico em materiais (tanto na variedade dos suportes gráficos quanto na diversidade dos gêneros dos textos), sendo espectadora e interlocutora de atos de leitura e escrita;- tomar contato com todas as letras, palavras e textos simultaneamente;- ouvir, contar e escrever histórias;- memorizar globalmente as palavras significativas (seu nome, nome dos colegas, professora, pais, etc.);- analisar a constituição das palavras quanto à letra inicial, final, quantidade de letras, letras que se repetem, letras que podem ou não iniciar palavras, letras que podem ocupar outras posições nas palavras;- introduzir os aspectos sonoros através das iniciais das palavras significativas;- analisar a distribuição espacial e a orientação da frase.Algumas condutas típicas- Uma criança, no nível pré-silábico, usa, para escrever, qualquer letra, em qualquer ordem.- A palavra escrita pode mudar de significado, dependendo da ocasião, porque está relacionada a seu desejo.- Para ser legível, a palavra tem de apresentar letras variadas.- Não acredita que letras e sílabas podem ser repetidas em uma palavra.
Definição/CaracterísticaTodo o nível intermediário representa um momento de crise, em virtude dos inúmeros conflitos que a criança vivencia nesse ponto do processo de sua construção.
No Nível Intermediário I, a criança já conhece os valores sonoros de algumas letras, começando a ter uma consciência difusa da ligação entre fala e escrita.Esse possível vínculo (elementos da pauta sonora X escrita) possibilita que a criança questione suas concepções do nível pré-silábico.
As palavras passam a ter certa estabilidade externa porque as crianças estão vinculadas a uma outra pessoa, que lhes assegura que a palavra deve ser escrita com tais letras e em tal ordem.Culminância do nível- A criança reconhece que as palavras são estavelmente constituídas.- A conquista de tal estabilidade é conseguida através de um trabalho amplo com a escrita de muitas palavras significativas.ObservaçãoAlgumas crianças, ao perceberem a não-consistência de suas hipóteses sobre o sistema de escrita, vivenciam o conflito cognitivo, necessário para a substituição das hipóteses insuficientes por outras mais produtivas; às vezes, tornam-se inseguras e aparentemente regridem no processo. Nesse momento delicado, o professor precisa encorajá-las, sem apontar-lhes as soluções, que só elas mesmas poderão encontrar, através de novos confrontos, de observações e de interações com os pares e com um professor que informa de acordo com o nível atual do alfabetizando.
As crianças vão vislumbrando que a escrita tem a ver com a pronúncia das partes de cada palavra.* As crianças produzem riscos e/ou rabiscos típicos da escrita que tem como forma básica a letra de imprensa ou a cursiva, podendo então realizar riscos separados com linhas curvas ou retas, ou risicos ondulados e emendados mecanicamente.* As crianças fazem tentativas de correspondência figurativa entre a escrita e o objeto referido.* Somente quem escreve pode interpretar o que está escrito.* A escrita ainda não está construída como objeto substituto.* As crianças acham que os nomes das pessoas e das coisas têm relação com o seu tamanho ou idade: As pessoas, animais ou objetos grandes devem ter nomes grandes.* As crianças acreditam que se escreve apenas os nomes das coisas (substantivos).* A leitura é global.* As categorias linguísticas - letras, palavra, frase, texto - não são claramente definidas pela criança, mas já diferenciam texto de desenho/gravura.Fonte: Coleção Para Casa ou Para Sala?
Nível conceitual - Pré-silábico 2*
As crianças acreditam que para ler não podem haver duas letras iguais, uma ao lado da outra.* Reconhecem que as letras desempenham um papel na escrita. Compreendem que somente com as letras é possível escrever.* Surge a compreensão ampla da vinculação do discurso oral com o texto escrito.* Fazem distinções entre imagem, texto ou palavras, letras e números - O signo gráfico é desvinculado do figurativo. * A vinculação com a pronúncia ainda não é percebida.* A ordem e a quantidade das letras não são ainda fundamentais para a distinção de uma palavra e de outra. Duas palavras podem ser pensadas como sendo a mesma, porque possuem certas letras iguais.* As crianças já descobriram, quando lhe são apresentados materiais gráficos, que coisas diferentes têm nomes diferentes. Imprimem, então, diferenças nas grafias das palavras, muitas vezes mudando apenas a ordem das letras, princupalmente quando possuem poucos recursos gráficos. Eixo qualitativo - para que seja possível ler e escrever uma palvra, torna-se necessária uma variedade de caracteres gráficos.* As crianças, de modo geral, exigem um mínimo de três letras para ler ou escrever uma palavra. - Eixo quantitativo* As crianças fazem sempre ums correspondência global quando lêem palavras ou orações; não percebem ainda as partes. Também não fazem correspondência, termo a termo, entre o que é falado e o que é escrito.* A escrita das palavras não é estável.* A ordem das letras na palavra nãoé importante.* Categorias linguísticas (letra, palavra, frase, texto) não são bem definidas.
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