BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Quem inventou o refrigerante?



Você gosta de refrigerante? Ou é daquelas que prefere sucos naturais? Para aqueles que preferem tomar um refri é uma tentação ver aquela garrafa na geladeira, o prazer de tomar refrigerantes chega a ser até um vicio para algumas pessoas. Nos domingos ou em alguma comemoração é tradição tomar um copo ou outro afinal de contas menores não podem beber cerveja. Mais quando é que as pessoas começaram a beber refrigerante? Os primeiros refrigerantes surgiram em 1676, em Paris. Na verdade, a mistura era mais um suco artificial do que um refrigerante; nela continha água, sumo de limão e açúcar.


O refrigerante como conhecemos, com a mistura de água e gás, foi inventado em 1772, por Joseph Priestley, o qual desenvolveu as pesquisas que levaram ao descobrimento da água gaseificada. No entanto, essa mistura só foi comercializada em 1830, exclusivamente para fins farmacêuticos, como no auxílio da digestão, por exemplo.

Duas das maiores fabricantes de refrigerantes do mundo, Coca-cola e Pepsi, também foram pioneiras na história do refrigerante, e suas fórmulas tiveram o mesmo fim: ajudar na digestão. O farmacêutico John Pemberton criou uma mistura de cor caramelo e a juntou com água gaseificada. Seu contador, Frank Robinson, batizou a bebida de Coca-cola e eles começaram a vendê-la na farmácia pelo preço de U$ 0,05.

Na Pepsi, o propósito da bebida também era o de ajudar e melhorar a digestão. Um reflexo disso é o próprio nome “Pepsi”. que veio da palavra pepsina, principal enzima que atua no processo da digestão e que estava presente na composição da bebida junto com nozes de cola.

É claro que tomar refrigerante de mais faz mal a saúde e que um suco ou outro fazem super bem mais de vez em quando é bom experimentar um refrigerante geladinho depois de uma boa refeição.

2 comentários:

  1. Adorei!Você é Muito criativa!!!Muitos beijos
    De Beatriz CM

    ResponderExcluir
  2. Existe somente uma idade para ser Feliz!
    Somente uma época na vida
    de cada pessoa,
    em que é possível sonhar,
    fazer planos e ter Alegria bastante
    para realizá-los. Essa idade tão fugaz
    na vida da gente, chama-se
    Presente, Hoje, Agora!
    As vezes, tem a duração de um instante
    que pode passar rapidamente,
    então, aproveite o "HOJE" pra fazer tudo o que desejares e sejas FELIZ!Existe somente uma idade para ser Feliz!
    Somente uma época na vida
    de cada pessoa,
    em que é possível sonhar,
    fazer planos e ter Alegria bastante
    para realizá-los. Essa idade tão fugaz
    na vida da gente, chama-se
    Presente, Hoje, Agora!
    As vezes, tem a duração de um instante
    que pode passar rapidamente,
    então, aproveite o "HOJE" pra fazer tudo o que desejares e sejas FELIZ

    ResponderExcluir