quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Como surgiu a Páscoa e desenhos para colorir

A Páscoa:

O nome Páscoa, surgiu a partir da palavra hebraica “pessach”, que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do mar Vermelho).

Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques. Ainda hoje a família judaica se reúne para o “seder”, um jantar especial que dura oito dias.

Para os cristãos a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a ressurreição. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.

É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Em tempos antigos, no Hemisfério Norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera. Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes.

A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!

A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700. O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.

Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo. Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos.

A mais pura verdade, alguém duvida?

No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua. É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.

Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!










11 comentários:

  1. Lindo seu blog....

    Entrei pq uma amiga estava procurando coisas de pácoa e se assustou ao ver o nome de seu blog....e me ligou na hora...
    Eu tb me chamo Thaís Russo e sou professora!!!rs

    Parabéns pelo seu trabalho!!!!

    Bjinhus,

    Thaís Russo

    ResponderExcluir
  2. Oie eu sou a amanda cardoso!
    adorei o teu blog!parabens!!

    ResponderExcluir
  3. very good
    ass:miley ray cyrus

    ResponderExcluir
  4. brunnaveiga@hotmail.com18 de abril de 2011 19:22

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    ResponderExcluir
  5. foi muito bom ter visto seu blog sobre a Pascoa sou do ceará.muito legal adorei.tb sou professora

    ResponderExcluir
  6. Josielma disse...
    Estava a procura de desenhos de coelho,guando
    vi seu blo amei tudo que vi e ii esta lindo parabens.

    ResponderExcluir
  7. Josielma disse...
    Mostrei o blog para o meu filho de 5 anos e ele gostou muuuito o nome dele e fernando.bjs

    ResponderExcluir