BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

A Hora da chamada...




O momento da chamada é muito importante, para isso se faz necessário criar estratégias para que o professor posso atingir os objetivos propostos.Vão algumas dicas para contribuir no seu trabalho em sala de aula:

1 - Figuras ou objetos que lembrem a primeira sílaba do nome da criança. Por exemplo: Âncora - Anna, Gato - Gabriel. Coloque no meio da roda, as figuras ou objetos, se conseguir reunir figuras ou objetos do mesmo grupo semântico melhor ainda. Coloque os nomes na lousa, eles terão que associar o som dos objetos com o som dos nomes deles. Pode fazer ao contrário também.

2 - Bingo com o nome das crianças. Essa também é muito legal, as crianças adoram.

3 - Jogo da Memória. Você trabalha a questão da atenção.

4 - Adivinhe quem é o amigo. Dê dicas de quem possa ser a criança na qual você está segurando a ficha. Dê dicas de cor do cabelo, da roupa, dos olhos, sapatos etc. Assim você trabalha a questão da observação, cor.

5 - Dança da Cadeira. Coloque os nomes embaixo das cadeiras, inicie com o ajudante do dia, diga que assim que a música parar, a cadeira que ele se sentar, ele deverá retirar o nome e entregar para o amigo, o amigo dá continuidade

.6 - Caça ao nome. Esconda o nome das crianças na sala, eles terão que procurar os nomes. A regra é não pegar o nome do amigo.

7 - Ovo-choco. Semelhante ao ovo-choco, só que a diferença é que a criança não corre atrás do amigo. O amigo escolhido leva o nome na chamadinha e inicia a brincadeira novamente até que outro amigo é escolhido.

8 - Corpo Humano. Desenhe um corpo humano, em um saco surpresa coloque figuras retiradas de revistas de partes do corpo, as crianças terão que tirar uma figura de dentro do saco, pegar seu nome na roda e levá-lo ao lugar indicado.

Exemplo: Braço, a criança terá que colocar seu nome no braço. Para as crianças maiores pode colocar a figura e a escrita para que eles vão familiarizando com a escrita. Se quiser trabalhe antes, fazendo uma lista das partes que tem o corpo humano.


FONTE BLOG EDUCRIANÇA

Nenhum comentário:

Postar um comentário