BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

DIMENSÕES DA NÃO-APRENDIZAGEM

1. PODEMOS CITAR TRÊS DIMENSÕES BÁSICAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM, QUE SÃO:


( x) biológica, social e psicoemocional.
( ) cognitiva, emocional e afetiva.
( ) perceptiva, integrativa e associativa.
( ) memória, atenção e concentração.


2. O ESQUEMA CORPORAL É UM DOS ELEMENTOS DO DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR QUE SE CARACTERIZA COMO SENDO:


( ) a capacidade de a criança perceber qual a parte dominante do seu corpo.
( ) a constituição da motricidade fina.
( ) a capacidade de nomear e perceber o passado, presente e futuro.
(x ) a capacidade da criança em ter consciência dos membros de seu corpo, uns em relação aos outros e aos sentimentos que tem em relação ao seu corpo.


3. A PROFESSORA RAQUEL RESOLVEU LEVAR AS CRIANÇAS DA PRÉ-ESCOLA PARA REALIZAREM UMA ATIVIDADE DE PICOTAR PAPÉIS E COLAGEM.

Essa atividade contribuiu para o desenvolvimento:


( ) da estruturação espaço-temporal.
(x ) da coordenação motora fina.
( ) do esquema corporal.
( ) da percepção e respiração.



4. DENTRE AS CAUSAS EXTERNAS DAS DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA, PODEMOS RESSALTAR:


( ) a orientação pedagógica deficiente e os problemas psicomotores.
( ) os problemas de motivação cultural e a maturação.
( x) a orientação pedagógica deficiente e os problemas de motivação cultural.
( ) a dificuldade familiar e os problemas neurológicos.


EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO

1. SOBRE AS AQUISIÇÕES NEUROMOTORAS QUE A CRIANÇA POSSUI POR VOLTA DE 3 E 4 ANOS DE IDADE ATÉ 8 ANOS (SEGUNDA INFÂNCIA),

todas as alternativas estão corretas, exceto:


( ) hábitos motores e psicomotores são essenciais nesta fase para que a criança consiga utilizar os meios de expressão gráfica.
( )estão vinculados à corporeidade todos os aspectos da relação dirigidos ao conhecimento.
( ) a mão é o instrumento da expressão gráfica e a escrita constitui-se num exercício psicomotor.
( X ) nesta fase, não há relação entre a evolução psicomotora e a aprendizagem da leitura e escrita.

2. É IMPORTANTE QUE A CRIANÇA SEJA ESTIMULADA A SE CONSCIENTIZAR DO PRÓPRIO CORPO, POIS:


( ) é importante para a consciência do equilíbrio.
( ) é importante nomear as partes do corpo.
(X) é o primeiro elemento de domínio do comportamento.
( ) dá consciência do equilíbrio corporal em diversas posições.

3. A MÚSICA É UM RECURSO INTERESSANTE, POIS:


( X ) possibilita que a criança tenha contato com diversos ritmos, auxiliando dessa forma o desenvolvimento motor.
( ) possibilita que a criança trabalhe a coordenação motora fina.
( ) está relacionada a processos cognitivos.
( ) possibilita que a criança tenha contato com outros materiais e perceba a importância de ter cuidado com os objetos dos amigos.

4. FAZER ROTAÇÃO DOS BRAÇOS É UM PROCEDIMENTO RELACIONADO À CATEGORIA DE MOVIMENTO ATIVIDADE:


( ) manipulativa.
( x) não-locomotora.
( ) locomotora.
( ) estática.



PROFISSÃO DOCENTE


1. A formação de um professor pesquisador encontra-se ligada ao desejo de transformação e de reconstrução social, em uma prática


pensada de maneira contextualizada.
pensada apenas para a sala de aula.
pensada a partir das inteligências múltiplas.
pautada em métodos de ensino.

2. A concepção que associa a atividade do educador como uma arte está relacionada


ao Egito.
à Grécia.
a Roma.
a Alexandria.


3. O que José Gimeno Sacristán entende por "profissionalidade"?


O domínio da matéria e de métodos de ensino.
A afirmação do que é específico na ação docente.
A capacidade de reflexão por parte do professor.
O conjunto de todas as habilidades relacionais.


4. Em relação à formação continuada, é correto afirmar que


não é importante: o desenvolvimento profissional já ocorre no curso superior.
deve limitar-se à retomada de conteúdos e modalidades da formação inicial.
ela demosntra que se deve priorizar a prática em função da teoria.
é um processo de escuta, discussão e socialização da prática pedagógica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário