Sondagem
As investigações sobre a psicogênese da língua escrita permitem ao professor atuar como mediador no processo ensino-aprendizagem e fornecer pistas para o aprendiz tornar-se alfabético. Nesse processo, a sondagem diagnóstica capacita o educador a conhecer as hipóteses das crianças envolvidas.
Para realizar uma sondagem escolhe-se quatro palavras ( uma polissílaba, uma trissílaba, uma dissílaba e uma monossílaba, nesta ordem) e uma frase de um mesmo campo. Uma das palavras ditadas anteriormente deve aparecer nesta frase.
Exemplo:
Lista de animais
Elefante
Cavalo
Pato
Rã
O pato está na lagoa.
Pegue uma folha de sulfite e peça para a criança escrever do jeito que souber as palavras que serão ditadas e coloque o nome e a data no topo da folha. É importante pedir para que a criança leia, apontando as letras e os sinais correspondentes à fala. A partir do material investigado em uma sondagem, pode-se refletir sobre o pensamento da criança e perceber sua hipótese lingüística.
Caracterização da fase pré-silábica A criança quando está neste nível apresenta algumas fases bem definidas: a fase pictórica, fase gráfica primitiva e fase pré-silábica.
Fase Pictórica: a criança registra garatujas e desenhos.
Exemplo:
Fase Gráfica Primitiva:
a criança registra símbolos ou números misturados com letras.
Exemplos:
NπTB∞J ( CARRO )
VNG7K9L ( ÁRVORE )
Fase Pré-silábica:
a criança começa a diferenciar letras de símbolos e números.
Exemplo:
TRGHJ ( MOCHILA )
LKSLKJWKN ( BANANA )
Caracterização da fase silábica
A criança conta os “pedaços sonoros”, isto é, as sílabas, e coloca um símbolo
( letra ) para cada pedaço.
Essa noção de cada sílaba corresponder a uma letra pode acontecer com valor ou sem valor sonoro.
Exemplos:
JH ( PATO ) YR ( PATO) s/ valor sonoro
PT ( PATO ) AO ( PATO) c/ valor sonoro
Caracterização da fase silábico-alfabético
É um momento conflitante, pois a criança precisa negar a lógica do nível silábico. É quando o valor sonoro torna-se imperioso, e a criança começa a acrescentar letras principalmente na primeira silábica.
Exemplos:
CAVL ( CAVALO )
TOAT ( TOMATE )
style="font-size:180%;color:#6600cc;">Caracterização da fase alfabética
style="font-size:180%;">
style="color:#6600cc;">A criança reconstrói o sistema lingüístico e compreende a sua organização.
Exemplo:
Ela que os sons C e A são grafados CA e que S e A são grafados SA e que, juntos significam CASA.
Ortográfico:
a criança apresenta-se na fase alfabética e necessita da ajuda do professor na ortografia.
Exemplo:
caza,
conheceno,
moxila,
nois,
vamus,
aí ele foi lá,
daí aconteceu.
Hipersegmentação:
a onde
em bora
vi zita
hiposegmentação:
fiquerrendo (fique correndo)
menetinha (minha netinha)
mucuidado (muito cuidado)
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