quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Atividades a serem realizadas de acordo com a hipótese de escrita
Hipótese Pré- silábica
- Iniciar pelos nomes dos/as alfabetizandos escritos em crachás,listados no quadro e/ou em cartazes;
- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;
- Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;
- Organizar os nomes em ordem alfabética,ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;
- Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,dominó, memória,boliche, bingo;
- Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;
- Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos/as alfabetizandos/as: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas);
- Classificar os nomes;
- Copiar palavras inteiras;
- Contar número de letra ou palavra de uma frase;
- Pintar intervalos entre as palavras;
- Completar letras que faltam de uma palavra;
- Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;
- Circular ou marcar letra inicial ou final;
- Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave;
- Produção de textos, ditados, listas.
Hipótese silábica
- Fazer listas e ditados variados
(de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes, de livros de histórias,
de ingredientes para uma receita,nomes de animais,questões para um projeto);
- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;
- Ditado de palavras do texto;
- Análise oral e escrita do número de sílaba,sílaba inicial e final das palavras do texto;
- Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;
- Escrever palavras dado a letra inicial;
- Ligar desenho a primeira letra da palavra;
- Usar jogos e brincadeiras (forca,cruzadinhas,caça-palavras);
- Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;
- Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas;
- Produção de textos, ditados, listas.
Hipótse Alfabética-
Ordenar frases do texto;
- Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras do texto;
- Dividir palavras em sílabas;
- Formar palavras a partir de sílabas;
- Ligar palavras ao número de sílabas;
- Produção de textos, ditados, listas.
Hipótese Alfabética
- Investir em conversas e debates diários;
- Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação;
- Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem;
- Produção coletiva e diversos tipos de textos;
- Análise lingüística das palavras;
- Reescrita de texto (individual / coletiva);
- Revisão de texto;
- Atividades de escrita:complete, forca,enigma, stop,cruzadinha, lacunado,caça-palavra.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário