quarta-feira, 16 de dezembro de 2009




Atividades a serem realizadas de acordo com a hipótese de escrita





Hipótese Pré- silábica

- Iniciar pelos nomes dos/as alfabetizandos escritos em crachás,listados no quadro e/ou em cartazes;

- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;

- Identificar o próprio nome e depois o de cada colega, percebendo que nomes maiores podem pertencer às crianças menores e vice-versa;

- Organizar os nomes em ordem alfabética,ou em “galerias” ilustradas com retratos ou desenhos;

- Criar jogos com os nomes: “lá vai a barquinha”,dominó, memória,boliche, bingo;


- Fazer contagem das letras e confronto dos nomes;

- Confeccionar gráficos de colunas com os nomes seriados em ordem de tamanho (número de letras).Fazer estas mesmas atividades utilizando palavras do universo dos/as alfabetizandos/as: rótulos de produtos conhecidos ou recortes de revistas (propagandas, títulos,palavras conhecidas);


- Classificar os nomes;

- Copiar palavras inteiras;

- Contar número de letra ou palavra de uma frase;


- Pintar intervalos entre as palavras;


- Completar letras que faltam de uma palavra;

- Ligar palavras ao número de letras e a letra inicial;


- Circular ou marcar letra inicial ou final;

- Circular ou marcar letras iguais ao seu nome ou palavra-chave;

- Produção de textos, ditados, listas.





Hipótese silábica

- Fazer listas e ditados variados

(de alfabetizandos/as ausentes e/ou presentes, de livros de histórias,

de ingredientes para uma receita,nomes de animais,questões para um projeto);

- Trabalhar com textos conhecidos de memória, para ajudar na conservação da escrita;

- Ditado de palavras do texto;

- Análise oral e escrita do número de sílaba,sílaba inicial e final das palavras do texto;
- Lista de palavras com a mesma silaba final ou inicial;

- Escrever palavras dado a letra inicial;

- Ligar desenho a primeira letra da palavra;

- Usar jogos e brincadeiras (forca,cruzadinhas,caça-palavras);


















- Organizar supermercados e feiras; fazer “dicionário” ilustrado com as palavras aprendidas,diário da turma, relatórios de atividades ou projetos com ilustrações e legendas;


















- Propor atividades em dupla (um dita e outro escreve), para reescrita de notícias, histórias, pesquisas, canções, parlendas e trava-línguas;


















- Produção de textos, ditados, listas.




























































Hipótse Alfabética-







































Ordenar frases do texto;


















- Completar frases, palavras, sílabas e letras das palavras do texto;


















- Dividir palavras em sílabas;


















- Formar palavras a partir de sílabas;


















- Ligar palavras ao número de sílabas;


















- Produção de textos, ditados, listas.













































Hipótese Alfabética





































- Investir em conversas e debates diários;


















- Possibilitar o uso de estratégias de leitura, além da decodificação;


















- Considerar o “erro” como construtivo e parte do processo de aprendizagem;


















- Produção coletiva e diversos tipos de textos;


















- Análise lingüística das palavras;


















- Reescrita de texto (individual / coletiva);


















- Revisão de texto;


















- Atividades de escrita:complete, forca,enigma, stop,cruzadinha, lacunado,caça-palavra.






































Nenhum comentário:

Postar um comentário