BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

quarta-feira, 20 de julho de 2011

O QUE É FOLCLORE




Podemos definir o folclore como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos nascem da pura imaginação das pessoas, principalmente dos moradores das regiões do interior do brasil. Muitas destas histórias foram criadas para passar mensagens importantes ou apenas para assustar as pessoas. O folclore pode ser dividido em lendas e mitos. Muitos deles deram origem à festas populares, que ocorrem pelos quatro cantos do país.


As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. Misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da fantasia. As lendas procuraram dar explicação a acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.


Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Como os povos da antiguidade não conseguiam explicar os fenômenos da natureza, através de explicações científicas, criavam mitos com este objetivo: dar sentido as coisas do mundo. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimentos e alertar as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano. Deuses, heróis e personagens sobrenaturais se misturam com fatos da realidade para dar sentido a vida e ao mundo.


O Brasil possui um dos folclores mais ricos de todo o mundo. São danças, festas, comidas, obras de arte, supertições, comemorações e representações que, pelos quatro cantos dos pais, exaltam a nossa cultura. Se o sul e o Sudeste brasileiro são regiões em que as manifestações folclóricas têm ocorrido com menor intensidade, por causa da crescente industrialização das cidades, no Norte, no Nordeste e no Centro – Oeste do país as tradições se mantém cada vez mais vivas. Ha muito tempo elas fazem parte da vida de muitas pessoas. E a partir de agora, você vai poder conhecer um pouco sobre elas.


A origem do termo vem de uma palavra criada pelo inglês William John Thoms, a 22 de Agosto de 1.846.

FOLK = Povo
LORE = Conhecimento, saber.Essa data foi consagrada como dia Mundial do Folclore.Folclore é o conjunto de tradições, conhecimentos, adivinhações, provérbios, superstições.

VEJA MAIS SOBRE FOLCLORE

Adivinhas
trava-línguas
Crendices ou supertições
Provérbios
Brincadeiras
Canções
Lendas
Ditados populares
Contos
Parlendas

quinta-feira, 14 de julho de 2011

A BONEQUINHA PRETA



Este livro maravilhoso, consequi achar num sebo e escaneei, vou publicá-lo no blog assim que tiver oportunidade.Ele já teve três capas, desde a sua publicação, Espero que gostem:

Como marco da literatura infanto-juvenil (que rompeu com o estereótipo do racismo) temos no Brasil a obra A bonequinha Preta (1938), da pedagoga, escritora e jornalista: Alaíde Lisboa de Oliveira. Nessa narrativa, a personagem principal é negra e é cuidada pela menina branca. A bonequinha preta tem sentimentos e não é repreendida por desobedecer...














História da Literatura Infantil





A BONEQUINHA PRETA


DE ALAÍDE LISBOA DE OLIVEIRA

Biografia da autora: Alaíde Lisboa de Oliveira, mineira de Lambari, nasceu em 22 de abril de 1904. Exerceu carreira política, acadêmica e artística.

Como escritora, publicou cerca de 30 livros, entre ensaios da área de educação, didáticos, e literários. É autora também do clássico “ O Bonequinho Doce”, entre outros títulos infanto-juvenis que receberam premiações e reconhecimento de várias gerações de leitores.

Foi membro da Academia Municipalista de Letras de Minas Gerais, da Academia Feminina Mineira de Letras e da Academia Mineira de Letras.

Além disso, foi a primeira vereadora de Belo Horizonte entre 1949 e 1952. Faleceu em 4 de novembro de 2006, após completar 102 anos de idade.


Resumo da obra: O livro conta a história da Bonequinha Preta, tão bonita que tem duas trancinhas, tem boca vermelha e os olhos bem redondos.

A Bonequinha Preta é de Mariazinha. O livro mostra todas as peripécias dessa linda bonequinha e coloca questões como o amor, a obediência e o respeito.

Análise dos elementos históricos e literários: O livro “A Bonequinha Preta” é considerado um clássico da literatura infantil. Foi escrito na década de 1930. Nessa época, ocorreu a Revolução de 1930 no Brasil, que representou a queda da República Oligárquica. Em 1934 foi promulgada nova Constituição, caracterizada pelas leis trabalhistas (salário mínimo, jornada de 8 horas de trabalho), garantia do voto secreto, direto e voto às mulheres. Época governada por Getúlio Vargas, a chamada “era Vargas”. Em 1937 foi instaurado o Estado Novo, período ditatorial de Vargas.

Apesar de ter sido escrito nessa época, a obra aborda questões atuais e problemas universais tais como: racismo, preconceito, obediência, respeito ao próximo, amor e egoísmo.

Através da obra, é possível trabalhar questões da Geografia, pois o livro aponta conceitos como o bairro onde a Bonequinha Preta e Mariazinha moravam, além de outros conceitos como rua, parque, ponte, entre outros.


Referência: OLIVEIRA, Alaíde Lisboa de. A Bonequinha Preta. 23ed. Rio de Janeiro: Editora Lê ,1998