BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

quarta-feira, 24 de março de 2010

A Páscoa chegou !!!



























































































































































































































OBA !!! A PÁSCOA ESTÁ CHEGANDO !!




























































































A Páscoa
































































































O nome Páscoa, surgiu a partir da palavra hebraica “pessach”, que para os hebreus significava o fim da escravidão e o início da libertação do povo judeu (marcado pela travessia do mar Vermelho). Os espanhóis chamam a festa de Pascua,
































os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.
































Ainda hoje a família judaica se reúne para o “seder”, um jantar especial que dura oito dias.
































Para os cristãos a Páscoa é a passagem de Jesus Cristo da morte para a vida: a ressurreição.
































Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados.
































É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.Em tempos antigos, no Hemisfério Norte, a celebração da Páscoa era marcada com o fim do inverno e o início da primavera.
































Tempo em que animais e plantas aparecem novamente. Os pastores e camponeses presenteavam-se uns aos outros com ovos.A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução.
































Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!A tradição do coelho da Páscoa foi trazida à América por imigrantes alemães em meados de 1700.
































O coelhinho visitava as crianças, escondendo os ovos coloridos que elas teriam de encontrar na manhã de Páscoa.Uma outra lenda conta que uma mulher pobre coloriu alguns ovos e os escondeu em um ninho para dá-los a seus filhos como presente de Páscoa. Quando as crianças descobriram o ninho, um grande coelho passou correndo.
































Espalhou-se então a história de que o coelho é que trouxe os ovos. A mais pura verdade, alguém duvida?No antigo Egito, o coelho simbolizava o nascimento e a nova vida. Alguns povos da Antigüidade o consideravam o símbolo da Lua.
































É possível que ele se tenha tornado símbolo pascal devido ao fato de a Lua determinar a data da Páscoa.Mas o certo mesmo é que a origem da imagem do coelho na Páscoa está na fertililidade que os coelhos possuem. Geram grandes ninhadas!
































































































































































































Lenda da Páscoa

































































































Perto da casa do Menino Jesus havia uma palmeira, nela um passarinho fizera seu ninho e pusera 3 (três) ovinhos. Todos os dias o menino Jesus, sentado na soleira da porta, olhava feliz a avezinha.
Uma bela manhã, Jesus acordou ouvindo o passarinho piar aflito. Que seria?Aproveitando um descuido do passarinho, a raposa viera e levara os ovinhos. O Menino Jesus ficou triste e começou a chorar. Nisto passou um gato, viu Jesus chorando e perguntou:
- Por que choras Jesus?- Tiraram os ovos do passarinho!- Miau, miau, nada posso fazer ! E lá se foi...
Abanando a cauda, chegou um cachorrinho au...au...au...- Por que choras, Jesus?- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!- Au, Au, que pena - e foi embora...
Então, aos pulinhos, com as orelhas muito compridas, apareceu o coelhinho. Parou e perguntou:- Por que choras, meu Jesus?- Levaram os ovinhos do pobre passarinho!O coelhinho abaixou uma orelha e disse:- Não chores mais, vou procurar os ovinhos!
E pulando desapareceu. Foi logo bater na casa da raposa que apareceu furiosa:- Que queres? Os ovos? Meus filhos já comeram e bateu a porta.
O coelhinho abaixou as orelhas muito triste. Nisto teve uma idéia. Visitou 3 passarinhos seus amigos e pediu a cada um, um ovinho para o menino Jesus não chorar mais.
Muito contente, arrumou os ovos num cestinho e levou-os ao Menino Jesus , que logo enxugou as lágrimas e exclamou:
- Só tu, coelhinho, tiveste pena de mim e do passarinho!
Pois de agora em diante como recompensa, levarás lindos ovinhos às criancinhas boas e bem comportadas e farás isso todos os anos quando chegar a Páscoa.
E foi assim, que o coelhinho ficou encarregado de distribuir ovos às crianças de todo mundo.


































Nenhum comentário:

Postar um comentário