BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Ditos Populares


E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares'



"AMIGOS, eu falava assim... vai dizer que você fala correto???

Aprenda com o Prof. Pasquale:

No popular se diz: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro".
O correto é: "Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro".
Minha grande dúvida na infância... Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro? Tá aí a resposta para meu dilema de infância! EU NÃO SABIA. E VOCÊ?


No popular se diz: "Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão."
O correto é: "Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão".
Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele? Tudo bem eu era uma malinha!

No popular se diz: "Cor de burro quando foge"
O correto é: "Corro de burro quando foge!"
Esse foi o pior de todos! Burro muda de cor quando foge??? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor? Eu queria porque queria ver um burro fugindo para ver a cor dele! Sério!

Outro que no popular todo mundo erra: "Quem tem boca vai a Roma"
O correto é: "Quem tem boca vaia Roma". (isso mesmo, do verbo vaiar).


Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!

Outro que todo mundo diz errado: "Cuspido e escarrado" - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. "Esse... Sei lá!"
O correto é: "Esculpido em Carrara". (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso: "Quem não tem cão, caça com gato"


Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, quando quer e se quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!
O correto é: "Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!"

(E a gente pensa que repete corretamente os ' ditos populares')

Fonte: http://jamiersonoliveira.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário