BLOG DA PRÔ THAÍS RUSSO

domingo, 1 de novembro de 2009




ANTES DE SER MÃE....






Antes de ser mãe,




eu fazia e comia refeições quentes.




Eu usava roupas sem manchas.




Eu tinha calmas conversas ao telefone.




Antes de ser mãe,




Eu dormia tão tarde quanto eu quisesse




e nunca me preocupava com que horas iria para a cama.




Eu escovava meus cabelos e tomava banho sem pressa.




Antes de ser mãe,




Minha casa estava limpa todos os dias.




Eu nunca tropeçava em brinquedos,




ou pensava em canções de ninar.




Antes de ser mãe,




Eu não me preocupava se minhas plantas eram venenosas.




Eu nem sabia que existiam protetores de tomada...




Antes de ser mãe,




Ninguém nunca tinha vomitado ou cuspido em mim.




Eu nunca tinha sido mordida nem beliscada por dedos minúsculos




Ninguém nunca tinha me molhado.




Antes de ser mãe,




Eu tinha controle da minha mente,




dos meus pensamentos,




do meu corpo, e do meu tempo.




Eu dormia a noite toda!!




Antes de ser mãe,




Eu nunca tinha segurado uma criança chorando




para que pudessem fazer exames ou aplicar vacinas




Antes de ser mãe,




Eu nunca havia experimentado a maravilhosa sensação




de amamentar e saciar um bebê faminto.




Eu nunca tinha olhado em olhos marejados e chorado.




Eu nunca tinha ficado tão gloriosamente feliz




por causa de um simples sorriso.




Eu nunca tinha sentado tarde da noite




só para admirar um bebê dormindo.




Eu nunca tinha segurado um bebê dormindo




só porque eu não queria deixá-lo.




Eu nunca havia sentido meu coração se quebrar em um milhão de pedaços




porque eu não pude parar uma dor.




Eu nunca imaginaria que algo tão pequeno




pudesse afetar tanto minha vida.




Eu nunca soube que eu amaria ser mãe.




Antes de ser mãe,




Eu não conhecia a sensação




de ter meu coração fora de meu corpo.




Eu não conhecia a força do amor




entre uma mãe e seu filho.




Antes de ser mãe,




Eu não conhecia o calor,




A alegria, O amor,




A preocupação, A plenitude, Ou a satisfação de ser mãe.




Eu não sabia que era capaz de sentir tudo isso




com tanta intensidade




Antes de ser mãe...








Se as coisas fossem mães


Se a lua fosse mãe, seria mãe das estrelas, o céu seria sua casa, casa das estrelas belas.Se a sereia fosse mãe, seria mãe dos peixinhos, o mar seria um jardim e os barcos seus caminhos.Se a casa fosse mãe, seria a mãe das janelas, conversaria com a lua sobre as crianças estrelas, conversaria com a lua sobre as crianças estrelas, falaria de receitas, pastéis de vento, quindins, emprestaria a cozinha pra lua fazer pudins!Se a terra fosse mãe, seria a mãe das sementes, pois mãe é tudo que abraça, acha graça e ama a gente.Se uma fada fosse mãe, seria a mãe da alegria, toda mãe é um pouco fada... Nossa mãe fada seria.Se uma bruxa fosse mãe, seria mamãe gozada: seria a mãe das vassouras, da família vassourada!Se a chaleira fosse mãe, seria a mãe da água fervida, faria chá e remédio para as doenças da vida.Se a mesa fosse mãe, as filhas, sendo cadeiras, sentariam comportadas, sentariam comportadas, teriam "boas maneiras".Cada mãe é diferente: mãe verdadeira, ou postiça, mãe vovó e mãe titia, maria, filó, francisca, gertrudes, malvina, alice, toda mãe é como eu disse.Dona mamãe ralha e beija, erra, acerta, arruma a mesa, cozinha, escreve, trabalha fora, ri, esquece, lembra e chora, traz remédio e sobremesa...Tem até pai que é "tipo mãe"... Esse, então é uma beleza!


Fonte: livro "Se as coisa fossem mães" - Sylvia Orthof



Nenhum comentário:

Postar um comentário